Planejamento financeiro: Dicas para economizar

Planejar para fazer uma viagem é essencial e muitas vezes difícil, mas nada impossível!

Então para te ajudar a realizar este sonho temos dicas infalíveis para você!

Olha só!

1. Comece a economizar

O primeiro passo para fazer a sua viagem é economizar, guardar dinheiro e colocar como principal objetivo! Montar um bom planejamento financeiro e mental, desde muito antes da data da viagem.

Vamos começar pelo começo rsrs, pegue um caderno e caneta ou até mesmo o excel ou word e monte uma tabela, anotando toda a sua renda mensal, e depois distribua este valor com as contas a pagar, mas os gastos necessários, assim você vai ter o controle de quanto gasta com suas necessidades e quantos sobra, pegue uma parte deste restante e comece a guarda-lo, seja em conta poupança, em casa ou alguém de sua confiança, tente não mexer nesta parte exclusiva para a sua viagem.

O segredo é colocar em sua mente que não precisará de gastos com coisas que não precisa, analisar o que pode ser cortado ou diminuído e tentar formas de economizar dinheiro.

2. Faça uma análise dos custos da viagem

Para o planejamento antecedente de sua viagem, pesquise bastante sobre o destino, veja as atrações principais e faça uma planilha com todos os gastos que terá lá, assim terá uma ideia de quanto poupar a mais.

Mas tenha o pé na realidade, não planeje uma viagem fora do seu padrão de vida. Mas caso não dê para fazer aquela viagem de ostentação, não se preocupe, curta o momento, aprecie cada segundo da viagem, se divirta, tenho certeza que não será a última!

3. Use a tecnologia a seu favor

Procure por agencias especializadas em viagens, que dê toda a cobertura antes, durante e depois da viagem, aproveite que muitas atendem pelas redes sociais e sempre terá uma próxima a você. Caso esteja em dúvida do destino ou já tem ele em mente e não sabe o que fazer lá, procure sobre o destino na internet, veja blogs de pessoas que já estiveram lá, o que eles gastaram e quanto, os melhores lugares para refeição e se divertir. Assim você se sentira mais familiarizado com o lugar.

A partir disso você pode montar um roteiro do que pretende fazer lá e ainda pedir ajuda as agentes de viagens e conseguir adquirir os ingressos para estes passeios e até ter condições melhores!

4. Leve algum dinheiro extra

É essencial que você leve dinheiro extra para uma suposta emergência. Muitos imprevistos podem acontecer em uma viagem, mesmo com o seguro viagem e tudo planejado, algo pode sair fora do curso normal. Mas calma, imprevistos acontecem ou não também!

Se sua viagem for para o exterior, o problema é bem diferente do que quando é no Brasil, atente-se a tudo. Viajar com crianças a atenção e dobrada, é muito fácil gastar dinheiro a mais com eles, por isso antes da viagem converse com eles e ainda de quebra ensina sobre educação financeira.

Impor limites nos gastos é importante e uma lição valiosa que os filhos levarão para a vida.

5. Imponha limites para as suas compras

Se controle! Eu sei que estar em um lugar diferente dá vontade de sair comprando tudo, mas lembre-se do seu orçamento!

Na dica anterior, falamos sobre a importância de ter recursos extras para gastar na viagem. Porém, cuidado para não entrar no descontrole: leve uma quantia exata que possa gastar com compras e coisas do gênero, e se mantenha fiel a esse orçamento.

O ideal é que esse valor esteja disponível em dinheiro vivo, pois assim as chances de se perder nas compras diminuem.

Faça uma boa análise de quanto pretende gastar com roupas, compras em geral, presentes e lembranças, e se atenha a cada um desses valores.

Claro que você pode manejar esse dinheiro: se não comprou muito chocolate, por exemplo, tudo bem gastar o restante do orçamento com roupas. O importante é não utilizar dinheiro que não tem, para fazer compras.

6. Tenha cuidado ao usar o cartão de crédito

Tome muito cuidado com seu cartão de crédito, ainda mais se for para o exterior, a fatura sempre chega!

Ter cartões internacionais é ótimo, e pode, efetivamente, ajudar muito na viagem. Use com sabedoria

7Anote seus gastos

A viagem pode ser um deslumbre, você se divertindo muito, mas tente ao final do dia analisar seus gastos e ver se anda dentro do orçamento, para o outro dia se de diversão e não apertos, e quando voltar para casa só terá boas memórias.

Viu, viajar pode ser fácil, com o planejamento certo, foco no objetivo e ir atrás deste sonho!

E como você realiza o seu planejamento financeiro para as viagens? Conte para a gente e compartilhe outras dicas que você tem sobre este tema!

Já tem um destino em mente então Peça sua cotação

Explore Viagens
☎Tel.: (12) 3207-1267 / 98229-0030
💻www.exploreviagens.com.br
🌐blog.exploreviagens.com.br
🌎cruzeiros.exploreviagens.com.br

Leave a Comment