Vacinação contra a febre amarela

Comprovante de vacinação da febre amarela

Quando se viaja não é apenas lembrar se a mala está pronta, se tem a moeda do país, se o chek-in está certo, é também se atentar com a saúde e uma das mais importantes é a vacina contra a febre amarela. A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum em áreas da África e da América do Sul. A vacinação é recomendada antes da viagem para determinadas áreas.

Ao viajar para o exterior, o viajante deve atentar para a exigência de comprovação de vacinação contra febre amarela, tanto ao ingressar-se em outro país quanto ao retornar ao país de residência.

Como a validade da vacina é de 10 anos, recomenda-se que toda viajante precavenha-se e mantenha a situação em dia, e sempre verifique com seu agente de viagens as exigências em relação aos países a serem visitados em sua próxima viagem.

Exigência de Vacinação para a volta ao país de residência

Ao regressar ao país de residência a exigência se aplica caso algum dos países visitados durante a viagem seja considerado como foco de febre amarela. Portanto é necessário que o viajante tenha tomado a vacina dentro de um período de 10 anos. Caso este prazo tenha sido ultrapassado, pode-se tomar uma nova dose da vacinar em qualquer posto de saúde, preferencialmente 30 dias antes da data do início da viagem.

Mantenha a carteira de vacinação junto com o documento de viagem, seja este passaporte ou RG.

Exigência de Vacinação para entrar em outros países

Para viagem a outros países, a exigência se aplica caso o país de residência (ou algum dos últimos países visitados) seja classificado como foco de febre amarela.

O documento que o viajante brasileiro precisa portar é um Certificado Internacional de Vacinação, emitido pela ANVISA. Veja abaixo o procedimento para a emissão do certificado:

– Ir pessoalmente a um dos Centros de Orientação Para a Saúde do Viajante;

– Levar documento original, oficial e com foto (RG ou passaporte, por exemplo);

– Levar o comprovante de vacinação/cartão de vacinas original, estar na validade, ser de um posto de saúde público ou privado com o número completo de lote da vacina, data legível e carimbo com identificação do posto e assinatura do vacinador (serviço gratuito);

A ANVISA recomenda que se faça um pré-cadastro para agilização do processo, que pode ser encontrado no endereço www.anvisa.gov.br/viajante.

Exigência de Vacinação para ingresso em outros países

A lista de países com exigência ou recomendação de vacinação contra febre amarela pode ser encontrada no site da ANVISA, no seguinte endereço: Países que exigem

Quando viajar converse com seu agente e saiba as vacinas que terá que tomar para se proteger e curtir sua viagem!

Entre em contato conosco se surgir dúvidas!

Faça já sua cotação

Explore Viagens
☎Tel.: (12) 3207-1267 / 98229-0030
💻www.exploreviagens.com.br
🌐blog.exploreviagens.com.br
🌎cruzeiros.exploreviagens.com.br

 

Leave a Comment